domingo, 15 de fevereiro de 2009

S'il vous plaît

Depois de quase três meses em Paris (e/ou arredores), Londres é um choque. Eu poderia falar aqui das food and wine 24h abertas em qualquer esquina, mesmo afastadas do centro, enquanto que em Paris é preciso caminhar bastante pra achar um mercadinho que seja aberto em um domingo; de boas refeições a 5 ou 6 libras, contra os 6 a 10 euros por uma comidinha meia-boca parisiense; dos pints de cerveja por menos de 3 libras em pubs movimentados e centrais, quando só lugares escondidos em Paris vendem as mesmas cervejas por menos de 6 euros; de ser possível entrar em algum lugar, sentar onde quiser e ser bem atendido mesmo que seja só para tomar uma coca-cola, ao invés de receber um olhar de profundo desprezo por ocupar uma mesa qualquer em um bistrô vazio para comer; do poder sair a qualquer momento e encontrar ótimos lugares para se conhecer ou simplesmente passar um tempo, em vez de um leque limitadíssimo de opções dependendo do dia e horário. Todos são ótimos exemplos, mas o que choca de verdade são as pessoas.


É fácil perceber a diferença cultural entre as duas cidades. Há uma forte questão de respeito ao espaço individual em Londres, questão que é ostensivamente ignorada pelos franceses. O exemplo clássico talvez seja o lugar comum do francês ocupando sozinho, bunda-bolsa-perna-perna, quatro bancos de um metrô cheio, coisa que se enxerga fácil em quaisquer dois dias de metrô parisiense. O londrino senta em seu banco, mochila no colo, lendo seu jornal, mesmo com dois ou três bancos vazios ao redor. O metrô londrino, aliás, tem cartazes pedindo que os passageiros não ocupem mais de um banco, não comam nada com cheiro forte e não falem alto ao celular. Do mesmo modo, já é uma segunda natureza o acotovelar-e-ser-acotovelado para entrar e sair do trem em Paris, mesmo que as pessoas saindo e entrando não sejam tão numerosas. Esse comportamento é uma exceção rara em Londres, onde os passageiros de fora abrem espaço e esperam que todos saiam antes de começar a entrar, mesmo em trens lotados e horários de pico.


Mais de uma vez em Londres vi o caso de duas escadas, uma para descer e outra para subir, separadas por um mero corrimão, com quase ninguém deixando de seguir essa ordem, não importando se uma das escadas está entupida e a outra vazia. Filas são respeitadas e ordeiras. Casos de tumulto, como uma linha de trem bloqueada, são contornadas por vários funcionários orientando os passageiros e avisos escritos em quadros-brancos explicando quais os melhores desvios para quais destinos. A sinalização é farta e clara. Os atendentes de lojas, bares e serviços públicos são, em sua grande maioria, educados e extremamente solícitos. Os exemplos são fartos, e todos se chocam de frente contra o dia-a-dia parisiense.


Qualquer curso de línguas ensinará que é preciso ser extremamente educado em francês. Antes de mais nada aprende-se a gastar saliva com bonjour, excusez-moi, s'il vous plaît, pardon, au revoir. Mas é uma educação protocolar e vazia. É óbvio que se precisa pedir licença ao parisiense padrão parado na saída da escada rolante enquanto os outros tentam passar por ele, coisa que seria totalmente desnecessária se a educação fosse utilizada na prática e o tal parisiense simplesmente não estivesse parado no meio do caminho. O problema é que, enquanto o francês tem o olhar reprobatório a quem não pede desculpas, o inglês reserva o mesmo olhar a quem está agindo de um modo grosseiro, o que faz toda a diferença. A placa londrina não só diz que você vai ganhar uma multa por não limpar o cocô do cachorro na calçada, ela também diz que quem faz isso é mal-educado, sujo e não tem consideração com os outros.


Talvez o pior aqui não seja tanto o comportamento, e sim a sua rotina. O deixar de perceber a falta de modos generalizada e cultural e pensar que isso não existe, que tanto faz. Até dar de cara com um exemplo oposto, de como as coisas podem ser organizadas e agradáveis e de como isso parece fácil e natural se as pessoas estão realmente tentando.

9 comentários:

Unknown disse...

bá, e eu achava que tudo isso não era característico de Londres, mas de um "jeito europeu". ledo engano. pior é que depois de pouco tempo tu acostuma - morei mais de um ano lá - e, quando volta ao Brasil, a má educação (Almodovar, 2006) parece 10 vezes pior.

Anônimo disse...

Francês tem muita politesse e pouquissima gentilesse.

Anônimo disse...

Human being being human é outra coisa, né?

Anônimo disse...

Tô vendo que tu realmente prefere londres. Bom, vou visitar as 2 cidades em Maio e dai vejo se é isso mesmo : D

Dementchi de Deus disse...

passei pelas duas cidades, 10 dias em cada uma. Talvez vc tenha notado coisas que simplesmente passaram despercebidas quando se esta de ferias. Me perdi em londres e nem sabia o nome do hotel que estava. Os londrinos foram extremamente solicitos e isso ajudou bastante. Agora imagina se me perco em paris kkkkk kkkkkk

Itiro disse...

Também conheci as duas cidades, e qualquer um que o fizer, concordará contigo plenamente!

Mesmo com bonjour e s'il vous plaît, fui completamente ignorado por dois atendentes (desocupados) no balcão de informações, da estação Gare Du Nord.

Apesar de tudo, Paris é imperdível.

Anônimo disse...

Conheci as duas cidades, são estilos completamente diferentes. Fiquei com a impressão de que Paris exige uma educação formal, já Londres aceita melhor a diversidade. Mas ambas são encantadoras.

Vic Lic disse...

Aqui o trem é igualzinho. A vozinha na caixa de som sempre diz:
passangers are adviced to let stay by the side of doors and allow passanger to leave the train...bla bla bla...
E funciona. Sempre. é impressionante.
Eu concordo com o que voce diz em partes.
Londres é muito mais cosmopolita que paris, I agree...
quanto a diversidade...posso te dizer que é a mesma Rod, eu passei uns 40 dias em Londres, e depois de um tempo, voce ja viu tudo. ou tem horario, ou cansa, ou whatever.

Quanto a educacao...Parisiense é conhecido no mundo inteiro mesmo por ser GROSSO, MAL EDUCADO, um nojo. ahahah, todos os franceses que eu conheco, odeiam os parisienses. Mas em Londres, as pessoas sao solicitas se voce pedir. voce achou que eles sao pro-ativos?

Saudades, Saudades

Anônimo disse...

Londres é mais "capitalista" no sentido de orientado a mercado. O povo lá faz "networking", trata bem as outras pessoas, pois podem ser clientes em potencial ou parceiros de negócio.

Em Paris, é o contrário: tudo é subsidiado pelo governo (a agricultura, os bistrôs), 25% da população ativa é funcionária pública, a burocracia é pesada, os turistas sempre voltam mesmo quando são tratados com indiferença. Então, pra quê gastar energia tratando bem os turistas nesse ambiente?